Dicas e Novidades da Calaonda para você


Como são feitas as malhas naturais


As malhas naturais ou penteada são produzidas com fibras de algodão, e passa por um processo em que as fibras curtas e impurezas – como as cascas – sejam retiradas, deixando o tecido mais limpo e resistente. Tem sido utilizado desde os tempos primitivos. No entanto, hoje as principais utilizações do algodão estão na forma de artigos de vestuário, mobiliário doméstico, industrial e tecido.

Há duas divisões entre as malhas naturais de algodão: algodão com fio penteado e algodão cardado. A primeira possui fios mais macios, pois passa pelo processo de acabamento em que os fios são penteados. A segunda é mais áspera, pois não passam por esse processo.

Principais benefícios

A principal vantagem dos tecidos produzidos com fibras naturais é o conforto que permite um toque agradável à pele. Além disso, são elegantes e como consequência, são considerados tecidos nobres. Também são versáteis e adaptam-se fácil a todas as tendências de moda.

Além de possuir um toque macio e uma cobertura perfeita, o tecido é confortável e dura por muito tempo. Este tipo de malha destaca-se também pelo brilho e maciez. Em climas frios, pode ser utilizada como isolante térmico, pois protege contra temperaturas baixas. As malha naturais também possuem alta capacidade de absorção e tingimento, sem contar que podem ser lavadas e passadas sem muita preocupação.

As roupas feitas de algodão permitem que o corpo transpire melhor, evitando aquele cheiro ruim que fica na peça por causa do suor. Outra vantagem é que a durabilidade é muito maior do que a dos tecidos sintéticos, pois é mais resistente à temperatura e às lavagens. Aliás, esta malha é muito fácil de lavar, o que garante muito mais praticidade no dia a dia.

Quais os cuidados

Por serem versáteis e resistentes, as malhas naturais são de fácil manutenção. Os cuidados variam muito de acordo com o tipo de construção do tecido. Entretanto, é importante ter cautela na hora de lavar as roupas:

  • Não use alvejantes;
  • Evite deixar de molho;
  • Opte sempre por secar a sombra;
  • Separe as peças por cores ao colocar na máquina de lavar;
  • Misture bem o sabão em pó antes de mergulhar a peça, pois o excesso retira a proteção natural do algodão;
  • Cuidado com ao utilizar muito amaciante. O produto favorece o envelhecimento da roupa com mais rapidez.

Utilizações do tecido

Os tecidos de malha natural são caracterizados pelo entrelaçar dos fios têxteis. Além disso, possuem a elasticidade necessária para criar peças confortáveis. Por ser maleável, a malha é perfeita para peças de academia, pijamas, uniformes escolares, camisetas básicas, roupas de bebê e roupas de cama.

Open chat